sábado, 7 de março de 2009

Rescaldo dos Óscares 2009 no Carteia.


Da Índia para Hollywood e desta para o Mundo.

As previsões para a 81ª Cerimónia Anual de Entrega dos Prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos E.U.A. revelaram-se acertadas e sem grandes surpresas. A terna história dos jovens Jamal Malik e Latika encantou o mundo inteiro e também os júris dos prémios mais mediáticos do cinema. Depois dos Globos de Ouro e dos Bafta, Quem Quer Ser Bilionário (Slumdog Millionaire) voltou a triunfar. O filme do inglês Danny Boyle foi o grande vencedor dos Óscares 2008, arrecadando oito estatuetas em dez possíveis, incluindo as de melhor realizador e melhor filme. Nada mau para um filme de baixo orçamento (15 milhões de dólares), quando comparado com os restantes nomeados, e que esteve quase para não ter distribuição para as salas.

No reverso da medalha ficou O Estranho Caso de Benjamin Button. O campeão das nomeações (13) levou para casa apenas três bonequinhos dourados, todos em categorias técnicas, geralmente consideradas menos relevantes, mas necessárias para a “magia” fílmica.

Nas categorias dos actores também não nada de novo, embora o prémio para melhor actor principal pudesse dividir as apostas: Mickey Rourke, pelo seu desempenho em O Wrestler, de Darren Aronofsky, ou Sean Penn, pelo seu papel em Milk, de Gus Van Sant. Nada feito. Sean Penn levou a melhor e venceu o seu 2º Óscar da carreira, O primeiro ganhou-o em 2003, em Mystic River, de Clint Eastwood. No final do seu discurso fez questão de relembrar a todos o regresso do “seu irmão”, referindo-se a Rourke. Assim, Kate Winslet e Penélope Cruz ganharam, respectivamente, os prémios de actriz principal e secundária e o malogrado Heath Ledger venceu o actor secundário. Os pais e a irmã de Ledger receberam a estatueta em seu nome, num dos momentos mais emotivos da noite. Este galardão era a única certeza relativamente às previsões e a Academia não vacilou.

A maior surpresa da noite quanto a prémios foi a escolha do melhor filme estrangeiro. Quanto todos esperavam uma possível vitória para A Turma ou para A Valsa com Bashir, a Academia troca as voltas a toda a gente e premeia Departeurs, um filme japonês. Ao que parece o suspense ainda não desapareceu do “Bosque Sagrado”.

Relativamente às “verdadeiras” surpresas do espectáculo deste ano, o crédito vai todo para Hugh Jackman. O actor australiano foi escolhido para anfitrião e esteve simplesmente espectacular. Apresentou, cantou e dançou, maravilhando todos aqueles que lotaram o Kodak Theatre. Uma escolha acertadíssima e para os mais desatentos, Jackman não é novo nestas andanças. Há uns anos atrás apresentou os Tony Awards, prémios estado-unidenses de teatro, e tem alguns musicais de palco no currículo.

Foi uma cerimónia mais curta que o habitual e, apesar da recessão económica, foi uma das mais interessantes e divertidas dos últimos tempos. Para o ano há mais e sem crise económica, esperemos.


Vencedores:

Melhor Filme

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Realizador

Danny Boyle - Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Actor Principal

Sean Penn - Milk

Melhor Actriz Principal

Kate Winslet - O Leitor

Melhor Actor Secundário

Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Actriz Secundária

Penélope Cruz – Vicky Cristina Barcelona

Melhor Filme de Animação

Wall-E

Melhor Filme Estrangeiro

Departures - Japão

Melhor Argumento Original

Milk

Melhor Argumento Adaptado

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Documentário

Man on Wire

Melhor Banda-Sonora

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Música Original

“Jai Ho” - Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Edição

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Curta Documental

Smile Pinki

Melhor Fotografia

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Guarda-Roupa

A Duquesa

Melhores Efeitos Sonoros

Quem Quer Ser Bilionário

Melhor Som

O Cavaleiro das Trevas

Melhor Curta-Metragem

Spielzeugland (Toyland) - Alemanha

Melhor Curta-Metragem de Animação

La Maison de Petits Cubes

Melhor Caracterização

O Estranho Caso de Benjamin Button

Melhor Direcção Artística

O Estranho Caso de Benjamin Button

Melhores Efeitos Especiais

O Estranho Caso de Benjamin Button


(Texto publicado na edição de 05 de Março de 2009 do jornal Carteia.)

Sem comentários: