domingo, 22 de março de 2009

Passeio a Mértola e Jantar Polaco.

Nunca vos aconteceu combinar algo, um passeio por exemplo, e tudo o que combinaram ir por água abaixo? Foi isso que me aconteceu há três dias atrás.
Mas nunca a alternativa escolhida se tivera revelado tão acertada, ainda melhor do que eu imaginara. E claro, esse dia acabou da melhor maneira, com um jantar polaco para portugueses, na casa da minha amiga Marysia (Maria), tal como havíamos combinado. Este foi o único plano sem falhas.
Ok. Vou já contar-vos tudo.
No passado dia 19 de Março tinha combinado ir com os meus primos a Huelva, Espanha, para visitar um amigo deles e aproveitar para dar um passeio por lá.
O estranho disto tudo é que a meio de caminho existia uma certa incerteza de que o amigo espanhol não estaria por lá para nos receber, que veio a confirmar-se. Já não íamos a Espanha.
O meu primeiro pensamento foi, confesso: - "Agora vamos voltar para Faro e se calhar vou dormir mais um pouco." - Dormira apenas 5 horas na noite anterior.
Até que o meu primo diz: - "Carlos, já foste a Mértola?" - Respondi-lhe prontamente que não. Então ele confirma o nosso novo destino: - "Vamos pôr gasolina a Ayamonte e depois arrancamos para Mértola." - Ok. Disse que sim. Já estávamos na estrada e não fazia muito sentido ir a Espanha apenas para meter gasosa e voltar para Faro. É aqui que a alternativa chamada Mértola se revela muito melhor que a ida a Huelva.




Mértola é uma simpática vila do Baixo Alentejo, banhada pelo Rio Guadiana. Um local com muitos séculos de História. Tem ruínas romanas, árabes e têm um magnífico castelo, muito bem conservado. Descobri lá que esta vila era uma das localidades mais importantes na Península Ibérica, durante o Império Romano.



Mas a visita a Mértola não se ficou pelos momentos da história passada. A vila tem uma paisagem magnífica. A vista da vila é algo maravilhoso e de cortar a respiração. Ficou eleita no meu coração para uma próxima escapadinha, esta beleza em pleno Alentejo profundo, como o gosto de chamar. Interessantes os contrastes da região. Muita planície, muita praia mas também muito monte, muita serra, rios, ribeiras, etc.
O Alentejo tem isto tudo e muito mais. Pois. Falta falar do ponto alto da visita e aquilo que me agrada mais numa visita a um sítio diferente: a gastronomia.
Nisto até sou igual à minha prima. Escolhas gastronómicas são com ela. Fomos almoçar num pequeno restaurante chamado Migas, especializado em comida regional. Foi que o fizemos. "Atacamos" a comida regional. Eu e a minha prima escolhemos migas com carne de porco e o meu primo escolheu um outro prato de carne de porco que não me lembro o nome. Tudo regadinho com um belo vinho tinto regional. Para finalizar o nosso repasto, mousse de café. Não gosto de café (só Nespresso), mas em doces e bolos é bastante bom. E acreditem, esta é a melhor mousse que alguma vez provei. Divinal mesmo. Fiquei a saber que não é feita em mais lado nenhum, só ali. Como seria de esperar, a receita não nos foi revelada.
Depois do almoço, visitamos o castelo, a igreja matriz, as escavações arqueológicas, as tapeçarias da vila e ainda o museu romano da Câmara Municipal. Compramos umas pequenas lembranças gastronómicas, terminando assim o nosso passeio.




Foi uma tarde diferente e daquelas que já estava a precisar. Mértola mostrou-se hospitaleira e um local inspirador. Tão inspirador que tive logo vontade escrever algo ali, embora não tenho levado material para tal. Da próxima não me esqueço.
O dia estava longe de chegar ao fim. Nessa noite fui até à casa da minha amiga polaca Marysia (Maria) para um jantar polaco. O seu namorado Stas, também polaco, foi o chef de serviço e a sua comida não podia estar melhor. O Nuno e o Hugo também foram e também gostaram do jantar. O prato, do qual não lembro o nome, era composto por uma espécie de rissóis com vegetais e cereais no seu interior, com muito queijo por cima. Delicioso. Provavelmente a Maria irá comentar este post e irá corrigir o que aqui estou a dizer (Sorry, Maria!). A sobremesa foi bolo de chocolate e gelado. Muito bom.
Depois do jantar tivemos na conversa até às tantas e ainda jogamos Playstation. Foi uma noite divertida, que espero que se volte a repetir, tal como o dia. Aliás, eu quero que mais dias como este se repitam muitas vezes. Espero mesmo que sim.
Um muito obrigado a todos os envolvidos e que me proporcionaram uma 5ª feira magnífica. Obrigado.

1 comentário:

gracious dreams disse...

Excelente jantar, comida da melhor (obrigado ao cozinheiro Stash que me delicoiu com gastronomia polaca)e á companhia também (grandes jogatanas de pes 09 e Singstar Party =p).
Bora lá combinar uma jantarada nestes próximos dias...