terça-feira, 7 de outubro de 2008

10 anos Depois.

Hoje andei a remexer nas minhas coisas antigas. Objectos que guardo que fazem lembrar-me de algo ou de alguém. Cartas, postais, postais de aniversário e de Natal, etc. Voltei a olhar para eles com alguma atenção e li alguns. É engraçado ver que muitas coisas mudaram e que outras nem tanto, tais como a caligrafia.
Oiço dizer frequentemente que não é bom voltar a olhar o passado, que o que interessa é o presente, que temos de olhar em frente. Há pessoas que não são saudosistas. Não é que o seja. Apenas gosto de revisitar a memória que se encontra nestes objectos. Gosto da nostalgia e acho que não há problema algum nisso. Se tenho saudades do passado? Só das coisas boas, como é obvio. Mas essas coisas aconteceram no momento certo, foram vividas com toda a intensidade, das quais só restam as suas memórias. Penso que a memória é importante. Revisitar o passado não é mau. Serve para aprendermos. Com essa aprendizagem seremos melhores pessoas.
Isto tudo a propósito do acontecimento do sábado passado, dia 4 de Outubro de 2008. Foi promovido um encontro dos antigos colegas do curso de Eng. Agronómica, do ano lectivo de 1998/99, precisamente 10 anos depois. Foi bom ver algumas das pessoas que já não via há imenso tempo, já que outras, por estarem mais perto de mim fisicamente, o contacto é feito com alguma frequência. Algumas não as via há mais de 8 anos. Foi bom saber que todos estão bem na sua vida profissional e pessoal. Uns acabaram o curso de Eng. Agronómica. Outros, tal como eu, mudaram de curso e seguiram outros caminhos. Foi pena apenas não puderem ter aparecidos todos, mas os que puderam vir foi bom revê-los.
Estes encontros são bons porque são estas as amizades que ficam para a vida. Devemos preservá-las o melhor que pudermos, nunca perdendo o contacto.
Tal como a caligrafia, há coisas que não mudam.

Sem comentários: