Finalmente completei, há poucos dias, a 2ª parte do ciclo Stanley Kubrick. Desta vez foram mais 3 filmes e um documentário sobre a vida do realizador. E não tive companhia para esta segunda metade do ciclo. Filmes essenciais para qualquer grande cinéfilo que se preze. A saber, os filmes visionados (por ordem de visionamento):
- De Olhos Bem Fechados (1999);
- The Shinning (1980);
- Stanley Kubrick: A Life in Pictures (2001) - Documentário;
- Laranja Mecânica (1971).
Ainda não é tudo. Faltam os filmes mais antigos, dos seus primeiros tempos como realizador e outros essenciais, como Barry Lyndon (1975).
Nota: Aquando do início destes ciclos, o meu primeiro filme kubrickiano visionado fora o Dr. Estranho-Amor (1964).
5 comentários:
Desses todos, incluindo o documentário, só ainda não vi BARRY LYNDON, com muita pena mim.
A propósito, aqui fica o meu top 3 do Kubrick:
1º - 2001: A SPACE ODYSSEY
2º - THE SHINING
3º - A CLOCKWORK ORANGE
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Eu adoro "De olhos bem fechados"!
Vejam o Barry Lyndon cada frame é uma obra de arte, não tratando um assunto profundo (é sobre a vida de um aventureiro no sec.XVIII),portanto muito distante dos nossos dias,é de uma beleza arrepiante e comovente como só o Kubrick poderia fazer.
MiMi
Ainda a proposito do Kubrick mais uma achega, por acaso o filme "de olhos bem fechados" para além das qualidades inerentes de ser um filme dele é dos que menos gosto porque revela relações humanas perversas, inquietante... já o Shining é uma obra prima de terror não precisou de sair do hotel para ter todos os ingredientes um Jack N.acima do soberbo,só ele. MiMi
De facto, Kubrick toca-nos a todos, a todos os níveis.
Enviar um comentário