sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ciclo Stanley Kubrick (1).

Ontem foi dia de cinema na minha casa.
Eu, o Hugo, o Nuno, a Aneta e a Maria organizámos um ciclo de cinema sobre o grande mestre visionário Stanley Kubrick. Assim, visualizamos 2001: Odisseia no Espaço (1968) e Nascido Para Matar (1987).
Ao sabor de chá verde e doces regionais algarvios (a Aneta andava chateada por lhe ter quebrado a dieta), discutimos e reflectimos sobre o autor. Mas sobretudo falamos sobre as nossas vidas, além de muitas outras coisas.
Uma excelente noite, um grande ciclo, que retomará e terá a sua segunda parte um dia destes. Obrigado a todos pela vossa presença. Adoro-vos.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Eles Olham por Nós. Mas Quem Olha por Eles?


Dan Dreiberg aka Nite Owl II: "Watchmen are over. What do you suggest we do about it?"

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

À Noite no Museu.


O convite estava feito. Um belo fim de semana em Bordeira em casa dos meus primos.
Relaxar um pouco e afastar as desilusões que têm circulado à volta da minha vida.
Para aumentar a expectativa de passar mais um belo fim de semana no campo, os meus primos, a convite de uns amigos holandeses, levaram-me a ver uma noite de fado no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, organizado pelos Amigos do Museu do Trajo. Era um espectáculo em honra da grande diva do fado: Amália Rodrigues.
Esta era a minha segunda vez a assistir fado ao vivo, e digo-vos, foi uma noite para recordar. Tudo bem organizado, num sala transformada em casa de fados (mesas com velas e vinho), excelentes apresentadores, vozes fantásticas, instrumentistas fabulosos, público caloroso. Muito, mas mesmo muito bom. Um belo momento cultural.
A repetir certamente, até porque este tipo de espectáculo é regular. Repete-se sempre no último domingo de cada mês e aceitam-se inscrições para cantar o fado. Quem quiser...atreva-se!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ainda THE FALL (2).


Através de um convite do CINEROAD - A Estrada do Cinema, foi-me pedido que realizasse uma crítica sobre este excelente filme, pouco destacado no circuito comercial em Portugal. Aceitei de imediado. A partir de hoje já a podem ler aqui.

Antecipação dos Óscares 2009 no Carteia.


Óscares 2008 – “Bosque Sagrado” em festa.

Antecipação

O maior evento cinematográfico do ano está de volta. Este é o título com o qual a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos E.U.A. anuncia 81ª Cerimónia Anual de Entrega dos Óscares para garantir mais audiências, já que nos últimos anos, o número de espectadores dos bonequinhos dourados têm vindo a diminuir significativamente. Os prémios destacarão as estrelas mais cintilantes de 2008, que passarão pela passadeira vermelha à entrada do Kodak Theatre.

Surpresas para este ano? Não. A Academia continua a apostar no seu conservadorismo politicamente correcto que a vem caracterizando nos últimos tempos. Ainda assim algumas das nomeações apresentadas no passado dia 22 de Janeiro conseguiram surpreender alguns jornalistas presentes. Como foi o caso da nomeação de Michael Shannon no filme de Sam Mendes, Revolutionary Road.

Para o público geral e alguns críticos as únicas surpresas prendem-se com não nomeações. Assim, as grandes surpresas deste ano são as não nomeações d’ O Cavaleiro das Trevas para as categorias de melhor filme e melhor realizador e a ausência de Gomorra na competição pelo melhor filme estrangeiro.

Há quem diga que os blockbusters baseados em super-heróis da banda desenhada não fazem parte das preferências dos membros da Academia relativamente às categorias principais, apesar de, em 2003, o blockbuster O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei ter ganho estatuetas nas mesmas categorias. Para além das nomeações nas categorias técnicas, o prémio consolação para o segundo filme da nova saga de Batman é a nomeação para melhor actor secundário atribuída a Heath Ledger. O seu estrondoso desempenho como Joker e sua acidental morte em Janeiro do ano transacto deram uma dimensão mediática ao filme e certamente este Óscar não cairá noutras mãos. Recorde-se que o australiano venceu também, postumamente, o Globo de Ouro e o SAG, prémio do sindicato dos actores. Fica só a questão: E se Heath Ledger não tem falecido, receberia o Óscar? Quanto ao violento e visceral filme italiano, o grande vencedor do ano dos prémios da European Film Academy, a sua não nomeação não se entende. É assim a Academia.

No primeiro lugar da pole-position das nomeações deste ano temos O Estranho Caso de Benjamin Button, de David Fincher, com 13 possibilidades de estatueta, incluindo melhor filme, melhor realizador e melhor actor, para Brad Pitt. Categoria onde vai medir forças com Sean Penn, pelo seu papel em Milk, de Gus Van Sant, outro forte candidato a 8 estatuetas (o mesmo número de O Cavaleiro das Trevas), incluindo também melhor filme e melhor realizador. Quem Quer Ser Bilionário (Slumdog Millionaire), de Danny Boyle, com 10 nomeações, também parece bem posicionado para conseguir os galardões nessas categorias, tendo conseguido os respectivos Globos de Ouro.

Wall-E é outro dos grandes nomeados. Seis possibilidades de prémio, para além do quase garantido na categoria de melhor filme de animação. Empatados com 5 nomeações cada, estão Frost/Nixon, O Leitor (The Reader) e Dúvida. Com este filme, Meryl Streep atinge a sua 15ª nomeação (um novo record) e tem a possibilidade de levar para casa o seu 3º Óscar (outro novo record).

Bem, apesar do que se possa pensar sobre a Academia, parece haver motivos de sobra para ficarmos acordados até tarde no próximo dia 22 de Fevereiro para saberemos quem serão os vencedores. A cerimónia será apresentada pelo actor australiano Hugh Jackman.

Sugestão cinéfila da quinzena: Vejam todos os filmes nomeados que se encontram nos cinemas perto de vós. Nas próximas semanas chegarão os restantes. Divirtam-se.



Notas de Destaque:


Se vencer, Heath Ledger será o segundo actor a receber um Óscar a título póstumo. O primeiro foi Peter Finch, em 1976, pelo seu papel em Network, de Sidney Lumet.


Angelina Jolie também está nomeada para melhor actriz principal pelo seu desempenho em A Troca, de Clint Eastwood. Se ela e Brad Pitt ganham os galardões nas respectivas categorias, passarão a ser o casal mais cintilante de Hollywood.


Vencedores de Óscares para Melhor Filme dos últimos 10 Anos:

- Este País Não é para Velhos (2007), de Joel & Ethan Coen

- The Departed – Entre Inimigos (2006), de Martin Scorcese

- Crash – Colisão (2005), de Paul Haggis

- Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos (2004), de Clint Eastwood

- O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei (2003), de Peter Jackson

- Chicago (2002), de Rob Marshall

- Uma Mente Brilhante (2001), de Ron Howard

- Gladiador (2000), de Ridley Scott

- Beleza Americana (1999), de Sam Mendes

- A Paixão de Shakespeare (1998), de John Madden



(Texto publicado na edição de 05 de Fevereiro de 2009 do jornal Carteia.)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Combinação Perfeita.

O que vou citar a seguir provavelmente já faz parte do senso comum mas para mim é um facto consumado. Uma das melhores combinações que existe é gatos e melão. Se não acreditam, experimentem. A minha Nina adora. Eu estou a comer melão e ela não pára de andar à minha volta.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ainda Há Tempo...para Salvar o Mundo...


Adrian Veidt aka Ozymandias: "We can do so much more. We can save this world... with the right leadership."

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Menu do Dia (4).

Hoje temos:

- Filmes para ver;
- Críticas aos filmes, para fazer;
- Ler um guião de 20 páginas.

O dia parece promissor, mas ainda não comecei nada disto.
Ao trabalho, camarada. Porque amanhã o trabalho será outro. Infelizmente.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Músicas de "WATCHMEN"



Philip Glass - Pruit Igoe




Muse - Take a Bow

Olhem só Quem Está de Volta...

Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino. Lá para o fim do Verão, ele virá visitar-nos. Para já fica o teaser trailer.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cimeira Gastronómica Portugal - Polónia (1).

Na passada 5ª feira, dia 5 de Fevereiro, realizei um jantar luso-polaco em minha casa. Com a precisosa ajuda da minha mãe, duma vizinha e do meu amigo Nuno, conseguimos preparar este jantar que já andava programado há meses.
O evento tinha (e teve!) a finalidade de juntar as nossas amigas polacas Ewa e Marysia (ou Maria, como nós lhe chamamos), que estão cá em Erasmus, num jantar de despedida. No final do mês elas rumam ao seu país natal a fim de prosseguir os seus estudos (Errata: a Maria fica mais um semestre, até ao Verão. YEAH!!).
Uns dias antes deste jantar houve alguns contratempos. A Maria teve de ir para a Polónia mais cedo por razões pessoais e o Hugo, outros dos meus amigos e convidado para o jantar, não podia comparecer porque tinha exame de História do Teatro e Representação Cénica no dia seguinte (como eu te compreendo!).
De qualquer forma, nada disto fez tremer o evento e a organização (Eu e o Nuno) manteve-se firme. Das 6 pessoas iniciais, estavamos reduzidos a 4 [sim, claro, o Marcin (ou Martin, ainda não percebi bem), o marido de Ewa também vinha. Nas minhas festas os casais não ficam separados.] e isso não nos fazia recuar. Apenas alterei algumas coisas do menu por sermos menos pessoas. Nada de mais. Nisto, um dia antes do jantar, Ewa, envia-me um email a perguntar se podia levar dois amigos polacos ao jantar, que estavam cá de visita. Respondi prontamente que sim. Apesar disso, fiquei um bocadinho nervoso. Mas passou. Passou porque o casal que veio (sim era um casal, já casado, como Ewa e Marcin), Marc e Lila, mostraram ser duas pessoas muito simpáticas e afáveis. Já tinhamos 6 pessoas novamente, curiosamente o mesmo número de cadeiras da mesa da sala. Uma piada para a descompressão.
Quando chegou a hora do evento, tudo estava bem preparado e nos seus devidos lugares. Todos adoram o respasto algarvio, papas de milho acompanhadas com queijo da serra e chouriça assada. A sobremesa foi bolo de maçã polaco que a Ewa preparou. Tudo muito bom e bem regado.
Foi um convívio muito porreiro e interessante, juntar dois povos diferentes com mais semelhanças que diferenças. Os meus pais gostaram e mostram-se muito atenciosos e hospitaleiros. Afinal a casa é deles e eles eram os verdadeiros anfitriões. Os nossos amigos polacos adoraram e este foi o seu primeiro jantar numa casa portuguesa, com uma família portuguesa. E logo a minha. Isto faz-me sentir honrado!
Depois do jantar fomos até aos Os Artistas, beber ginjinhas e jogar setas (ou dardos), jogo que eles não conheciam e que gostaram imenso. O jogo foi ideia do Nuno, pois claro.
Foi uma noite muito boa. A repetir certamente e quem sabe um dia, na Polónia...
Um obrigado muito grande a todas as pessoas que tornaram este jantar possível. Não menciono novamente os nomes, já que eles foram referidos acima no texto. Uma vez mais, obrigado.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Esta Semana Temos...

...folgas, jantar algarvio, idas ao cinema, cinema em casa, leituras e descanso. Só é pena o tempo não ajudar para um passeio poder dar. Parece que o frio e chuva vieram para ficar.
Não faz mal. Cá me arranjo.